Consultoria e Treinamento de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde
Notícias

Lixeira inteligente automatiza coleta seletiva


06.12.2013 | Reciclagem


Um projeto inovador e que pode mudar e facilitar o processo de coleta seletiva foi criado por alunos de Eletrônica do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. É uma lixeira inteligente que tem como objetivo separar de forma autônoma, os materiais depositados conforme sua composição – papel, metal, vidro ou plástico.

A lixeira inteligente tem uma estrutura retangular de acrílico, com uma única entrada, porém com quatro divisões internas iguais e as respectivas saídas. Ao entrar no equipamento, o lixo é detectado por sensores que identificam a composição do material, transferindo-o ao devido compartimento. O que possibilita a seleção da coleta é a presença de um servomotor, capaz de girar a 180º.

A ideia ganhou visibilidade nos eventos de ciência e tecnologia deste ano. Foi apresentada pela primeira vez e premiada durante a Febrace – Feira de Ciência e Engenharia da Universidade de São Paulo (USP) e, meses depois, foi destaque na multinacional 3M do Brasil. O equipamento ganhou repercussão em outros países, sendo apresentado na Expo – Ingenieria 2013, na Costa Rica, evento internacional, anual, de iniciativa do Ministério de Ciência y Tecnologia e Ministério de Educación Pública, realizado em outubro.

Sob a orientação do professor Hugo Bernardes, coordenador do curso, a criação é dos alunos Guilherme Castello Espósito, Rafael Venijio Maggion e Lucas Arná Matos, que estão prestes a se tornar técnicos em Eletrônica. “A participação de brasileiros no evento confirma a importância que o trabalho conquistou e afirma o resultado da dedicação dos docentes e alunos do Liceu”, comenta o professor Hugo Bernardes.

Fonte: Universo Jatobá




< voltar para Notícias